terça-feira, 16 de julho de 2013

O diagnóstico da doença do refluxo ficou mais preciso!




PADRÃO OURO NO DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DO REFLUXO GASTRO-ESOFÁGICO
IMPEDÂNCIO-PHMETRIA ESOFÁGICA

O que é a Impedâncio-pHmetria Esofágica?

    A impedância intraluminal esofágica é um método diagnóstico que registra o fluxo retrógrado de conteúdo gástrico, independente de seu pH. Quando combinado com pHmetria (Impedâncio-pHmetria), permite detectar o Refluxo Gastro-Esofágico (RGE) ácido e "não-ácido". Portanto, permite definir se um sintoma é relacionado com refluxo ácido, relacionado com refluxo "não-ácido", ou não relacionado com refluxo. Além disso, a Impedâncio-pHmetria permite caracterizar o RGE quanto à sua composição (líquido, gasoso ou líquido-gasoso) e identificar o nível de ascensão do refluxo no esôfago.
 
Quais as principais indicações da Impedâncio-pHmetria Esofágica?
 
1.       Esclarecimento diagnóstico em pacientes com sintomas sugestivos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) que não apresentam esofagite á endoscopia e que tenham pHmetria Esofágica normal;
2.       Esclarecimento diagnóstico em pacientes com sintomas atípicos e/ou supra-esofágicos (dor torácica, tosse crônica, pigarro persistente, rouquidão, sensação de bola parada na garganta e asma);
3.       Esclarecimento diagnóstico em pacientes com sintomas sugestivos de RGE, com suspeita de participação de refluxo "não-ácido":
·   Sintomas pós-prandiais;
·   Pacientes em uso medicamentos Bloqueadores H2: Cimetidina, Ranitidina, Famotidina ou Nizatidina;
·   Pacientes em uso de medicamentos Inibidores de Bomba de Prótons (IBP): Omeprazol, Lanzoprazol, Pantoprazol, Rabeprazol e Esomezol;
·   Pacientes submetidos a Gastrectomias.
4.       Avaliação da eficácia do tratamento clínico ou cirúrgico da DRGE.
 
 
Quais as vantagens em relação a pHmetria Convencional?
 
    A pHmetria Esofágica é considerada eficiente no diagnóstico do Refluxo Gastroesofágico (RGE) ácido. Entretanto, muitos pacientes com sintomas sugestivos de RGE (cerca de 30%) apresentam persistência dos sintomas, quando estão sendo tratados com medicamentos anti-secretores (Bloqueador H2 e/ou IBP`s). Estes sintomas tem sido atribuídos ao RGE "não-ácido", ou seja, com pH>4.
    Quando a acidez gástrica está tamponada, como no período pós-prandial ou durante tratamento com IBP’s, o RGE é essencialmente "não- ácido" e, portanto, não detectado pela pHmetria convencional. Essa limitação do método criou a necessidade de desenvolvimento de técnica capaz de medir o RGE "não-ácido".
    Os métodos disponíveis tais como cintilografia e bilimetria, não são satisfatórios: (1) a cintilografia monitoriza por períodos curtos e expõe à radiação, (2) a bilimetria não detecta refluxo "não-ácido" sem bile, além de correlacionar-se mal com a pHmetria convencional.
    Portanto a Impedâncio-pHmetria Esofágica passa a ser o novo padrão ouro do diagnóstico do Refluxo Gastro-Esofágico.
 
     Para maiores informações entre em contato. Estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca

Translate

Total de visualizações de página